04 abril 23
Sustentabilidade

Ana Rodrigues

Marita Moreno vence dois prémios de sustentabilidade

As botas Michone Carob & Laureline Carob da designer portuguesa Marita Moreno foram premiadas pelos Global Footwear Awards. As botas venceram nas categorias sustentabilidade e processos de fabricação sustentável. Uma proposta 100% vegan da marca no sentido da inovação com biomateriais naturais.

O principal componente das botas é o Alfarroba Tex – um biomaterial desenvolvido pela designer portuguesa Mónica Gonçalves. Note-se que a alfarroba é um fruto mediterrâneo, comum no Alentejo e Algarve e com grande resistência à seca.

A sarja de algodão biológico com tingimento mineral e a sola em borracha com restos de fibra de banana e casca de café, produzidos em Portugal, são os restantes materiais. O forro é antitranspirante e ecológico, com recurso à reciclagem.

Desde o seu surgimento, a marca de acessórios de moda Marita Moreno tem uma perspetiva única e ética, em que a história dos produtos é fundamental a definição da marca como ‘slow fashion’. Com o recurso a produtos endógenos locais e nacionais, artesanais e industriais, existe uma constante preocupação em criar e produzir objetos de design com história que são usados diariamente. Ética, transparência na produção e responsabilidade social são valores intrínsecos à marca.

Partilhar