18 Novembro 21
Moda

Mariana D'Orey

Marita Moreno distinguida nos German Design Awards

É mais uma distinção para a marca de acessórios sustentáveis Marita Moreno, que acaba de ser nomeada vencedora nos reputados German Design Awards. Em vista estão os sapatos Dali Azores, vencedores nas categorias de Excelente Design de Produto e Eco Design. São sapatos femininos em cortiça branca e tecelagem artesanal bicolor, produzida com cork-a-tex, um fio de cortiça e algodão.

O reconhecimento veio dos German Design Awards, a distinção premium do German Design Council e um dos prémios de maior prestígio no cenário do design em todas as indústrias, e é mais uma prova do trabalho ético e sustentável da marca portuguesa Marita Moreno. Um reconhecimento que para Marita Setas Ferro, diretora criativa da marca, “veio reforçar a importância que o design tem como elemento agregador na sociedade, uma vez que para este modelo Dali Azores, conjugamos tecnologia, indústria e artesanato, num só produto. Para irmos mais longe na sustentabilidade e responsabilidade social e ambiental, importa procurarmos alternativas, uma vez que o sector da moda é o segundo mais poluidor”.

Dali Azores é um modelo de sapato clássico com um twist com o exterior em cortiça portuguesa e tecelagem artesanal e sola em borracha natural. Com atacadores laterais, este modelo é enriquecido pela tecelagem artesanal da artesã açoriana certificada Eduarda Vieira e feito em cortiça e tecelagem à mão com um fio têxtil – o CORK-a-TEX –, inovador de cortiça e algodão da Sedacor.

“A indústria cresceu, na sua base, através do artesanato e nós acreditamos que todos podem ganhar muito com este cruzamento de saberes. A sustentabilidade é, por excelência, uma área que propicia essa agregação de valores e saberes transformadores”, acrescenta ainda Marita Setas Ferro, recordando que os Dali Azores são uma linha de apenas 25 pares.

O modelo Dali Azores concorre ainda à categoria ‘Public Choice’, cujas votações decorrem até ao dia 28 de janeiro de 2022, através do site. Já a cerimónia de entrega do German Sustainable Design Award está agendada para o dia 2 de dezembro de 2021, em Dusseldorf.

 

Partilhar