T
A LVMH, conglomerado francês que detém marcas como a Louis Vuitton, Dior, Bulgari e Loewe, prepara-se para lançar a Aura, uma plataforma que servirá para verificar a autenticidade dos seus produtos de luxo.
A plataforma deverá estar operacional entre maio e junho próximos, com a Louis Vuitton e a Dior Parfums a serem as primeiras marcas a disponibilizarem os mecanismos de autenticação de produto, a que se seguirão as restantes marcas do grupo.
O conglomerado contratou uma equipe especializada em blockchain, que trabalhou durante um ano para lançar a plataforma, numa parceria entre a Ethereum ConsenSys e a Microsoft Azure.
Segundo os seus promotores – detentores de algumas marcas constantemente alvo de contrafação – a Aura fornecerá provas da autenticidade dos itens de luxo colocados no mercado e monitorizará as suas origens desde as matérias-primas até o ponto de venda. Para além destas questões de propriedade intelectual, a plataforma terá também ofertas exclusivas e eventos para os clientes de cada marca.