Mariana D'Orey
Mais movimento, bons negócios e muita curiosidade pelas inovações têxteis portuguesas marcam o segundo dia da Première Vision, a decorrer até quinta-feira em Nord VillePinte, em Paris. Compradores europeus, mas também canadianos e dos Estados Unidos têm visitado os mais de cinquenta stands portugueses.
É com uma montra cheia de novidades que aliam os princípios da sustentabilidade e da transparência à inovação têxtil que a Acatel se mostra “muito contente” com mais uma participação na Première Vision. “No primeiro dia de feira tivemos o stand sempre cheio, muita afluência e sobretudo uma grande curiosidade pelas soluções apresentadas”, congratula-se Susana Serrano, CEO da empresa do Grupo Impetus.
Entre as muitas novidades apresentadas está a nova coleção E*Retrace, desenvolvida através de resíduos colhidos pós-industrial do Grupo Impetus e Ecovero e que integra a tecnologia fibertrace para, através de um pequeno dispositivo, rastrear as peças e a sua composição. “Queremos estar um passo à frente e eu fico muito contente pela aceitação que estamos a sentir”, remata.
Um sentimento idêntico é vivido nos stands da RDD localizados na área de Fabrics e na Smart Creation. “Temos tido uma ótima afluência, sobretudo no stand da Smart Creation com muitos potenciais clientes interessados”, revela Dolores Gouveia, Design and Marketing Manager da empresa que, para além de clientes dos mercados clássicos europeus, estabeleceu já contactos muito interessantes com compradores canadianos e nórdicos.
Quem se estreia em absoluto na Première Vision é a Casa da Malha que decidiu participar no certame para “sentir o mercado, ganhar notoriedade e naturalmente estabelecer contactos interessantes”, assume Sandra Vilas-Boas. A fazer um bom balanço, ainda que prematuro, na participação no reputado certame francês, a Casa da Malha espera alcançar bons resultados com esta primeira experiência.
A. Sampaio & Filhos SA, A Têxtil Serzedelo, Albano Morgado, Acatel, Anbievolution, Brito Knitting, Burel Factory, Casa da Malha, Crispim Abreu, Familitex, Fitecom, Happy Probability, Joaps, Lemar, LMA, Le Europe/La Estampa, Luís Azevedo & Filhos, Lurdes Sampaio SA, Magma Têxtil, Modelmalhas, NGS Malhas, RDD, Sidónios Knitwear, Tintex, Trimalhas, Troficolor, Clariause, MAF/Filasa, Trifitrofa, Siena, Lima & Companhia, TMR Fashion Clothing são as empresas lusas da comitiva FROM PORTUGAL, às quais se juntam ainda as portuguesas Adalberto Estampados, Paulo de Oliveira, Penteadora, Riopele, Tessimax, Somelos Tecidos, TMG, JFA, Tearfil e LRT que de terça a quinta-feira evidenciarão a qualidade lusa em território francês.
A participação das empresas portuguesas PME na PV Paris é uma iniciativa da Selectiva Moda e da ATP – Associação Têxtil e Vestuário de Portugal, que visa promover a internacionalização das empresas portuguesas da área da Moda. O projeto “From Portugal” é co-financiado pelo Portugal 2020, no âmbito do Compete 2020 – Programa Operacional da Competitividade e Internacionalização e de Lisboa 2020 – Programa Operacional Regional de Lisboa, tendo um montante de apoio elegível de 6.648.794,78 €, dos quais 3.735.305,80 € são provenientes da União Europeia, através do Fundo Europeu de Desenvolvimento Regional.