04 novembro 20
Retalho

T

Mais de 1,3 milhões de máscaras já apreendidas pela Asae

A Autoridade de Segurança Alimentar e Económica informa que já apreendeu este ano mais de 1,3 milhões de máscaras por incumprimento das regras. A nota da ASAE dá conta de que a falta de requisitos, a indevida marcação CE e a contrafação estão na base das suas acções.

“No total, a ASAE apreendeu, até ao momento, mais de 1.330.000 máscaras”, informa o gabinete de imprensa da ASAE em comunicado que enviou à agência Lusa, onde dá também conta dos principais motivos de apreensão de máscaras desde o início da pandemia.

A nota descreve que foram a indevida marcação CE – que indica que um produto está conforme as diretivas comunitárias -, a falta de requisitos essenciais de saúde e segurança em equipamentos de proteção individual (EPI) e o incumprimento dos requisitos em máscaras comunitárias e a contrafação, que têm estado na base das apreensões.

Além destes aspetos, a ASAE refere ainda que as suas actividades passam também pelo controlo da correta aplicação de preços na comercialização dos EPI, evitando a possível especulação de preços também noutros bens essenciais à prevenção da covid-19, tais como o álcool, álcool-gel e desinfetantes.

Partilhar