12 abril 19
Segundo a Bloomberg

T

Maiores fortunas da Europa concentradas na moda

O francês Bernard Arnault (na foto esquerda), dono da LVMH, holding especializada em artigos de luxo formada pelas fusões dos grupos Moët et Chandon, Hennessy e Louis Vuitton, passou a ser o homem mais rico da Europa, tendo ultrapassado o fundador da Inditex, Amâncio Ortega (na foto ao meio), e Françoise Bettencourt Meyers, da L’Oreal (a mulher mais rica do planeta, na foto à direita).

Segundo a ‘Bloomberg Billionair Index’, a fortuna de Arnault aumentou em mais de 17 mil milhões de euros em 2019, tendo atingido 77 mil milhões – muito à custa do crescimento do valor das ações da LVMH. Os papéis do grupo vêm registando sucessivas subidas na bolsa, onde já atingiu uma capitalização bolsista próxima dos 175 mil milhões de euros.

Desta forma, constata-se que as grandes fortunas na Europa estão ligadas à moda e ao consumo de artigos de luxo. Os mais ricos da região incluem ainda os fundadores e herdeiros de empresas como a Chanel e a EssilorLuxottica (proprietária da marca Ray-Ban).

A riqueza do francês voltou a ultrapassar, em termos mundiais, a do norte-americano Warren Buffett, o presidente da Berkshire Hathaway, colocando-o assim no Top 3, juntamente com o também norte-americano Bill Gates e o mexicano Carlos Slim.

Partilhar