10 março 23
Sustentabilidade

Ana Rodrigues

Lemar eleva sustentabilidade para um patamar superior

Com a utilização de Sensil ByNature, a Lemar desenvolveu uma coleção de tecidos inovadora e que melhora o perfil de sustentabilidade do vestuário. A Sensil ByNature é uma nova fibra premium de nylon 6.6 produzida pela empresa israelita Nilit, que eleva o conceito de sustentabilidade para um nível superior.

“Com a introdução de Sensil ByNature, o objetivo é atingir clientes que realmente desejam abordar um estilo de vida novo, respeitoso e consciente. Sensil ByNature apresenta a oportunidade de produzir todos os tipos de tecidos Nylon 6.6 que temos, mas agora com uma abordagem mais sustentável, mantendo exatamente o mesmo desempenho do produto, toque macio e longevidade que os nossos clientes estão acostumados a obter”, refere Manuela Araújo, CEO da Lemar, ao jornal online Knitting Industry.

A colaboração entre a Lemar e a produtora de fibras Nilit iniciou-se com a coleção primavera-verão de 2024 apresentada na Milano Unica, Première Vision e MODTISSIMO. A coleção, feita inteiramente na Europa, apresenta “tecidos nítidos, leves e opacos desenvolvidos em cores frescas, elegantes e sofisticadas”. Ideal para roupas de noite, de praia ou para uppercasual, segundo refere a Nilit à Knitting Industry, este é um projeto revolucionário que utiliza material Biomass Balance (BMB) certificado.

A tecnologia substitui matérias-primas fósseis por renováveis – o que melhora consideravelmente a pegada de carbono do produto de vestuário e aproxima a indústria de uma posição mais sustentável. Comparativamente com o fio de nylon tradicional feito de matéria-prima fóssil, nesta abordagem os recursos renováveis são usados como matéria-prima nas primeiras etapas do processo de produção.

A inovação certificada ISCCplus Sensil ByNature reduz as emissões de gases de efeito estufa e diminui a dependência de recursos não renováveis. Assim, roupas feitas com tecidos Sensil ByNature permitem aos consumidores reduzir a sua pegada de carbono, mantendo exatamente o mesmo conforto e desempenho. Ainda que resistentes e duráveis, a sustentabilidade e circularidade têxtil é continuada através do reaproveitamento e reciclagem em estágios posteriores do ciclo de vida do vestuário.

Partilhar