13 setembro 23
Inovação

Bebiana Rocha

LECTRA lança nova geração de sistemas de corte de baixa espessura

A Lectra apresenta dois novos sistemas de corte adequados para as empresas do sector têxtil e do vestuário mudarem rápida e facilmente de produção de pequenas séries para volumes mais significativos, permitindo uma maior adaptação às exigências do mercado.

A tendência de coleções cápsula e a renovação constante dos produtos obriga a uma resposta com um menor volume de produção por artigo, mas com uma multiplicação do número de encomendas a processar e materiais a cortar. Para facilitar este processo a Lectra apresenta uma “nova gama de sistemas de corte de baixa camada inteligente e conectados”, ideal para “cortar alturas de tecido inferiores a 2,5cm”.

VectorFashion Ix2 e Vector-Fashion Q2 “podem lidar com volumes de corte variáveis e têm lâminas diferentes para se adaptarem a todos os materiais (renda, ganga, tecido em fio, malha ou têxteis para calçado)”, informa fonte da Lectra ao T Jornal.

As novas máquinas respondem ainda ao critério da conceção ecológica: permitem aos “clientes enfrentarem os dois principais desafios da indústria da moda, reduzir o consumo de energia e de materiais”, sublinha. “A nova turbina energeticamente eficiente reduz o tempo de inatividade, diminuindo o consumo de energia em 30% a 40% comparativamente à geração anterior”.

 

vectoriX2

 

A redução dos custos operacionais é outra das vantagens apontada aos novos sistemas: “uma análise melhorada do consumo de energia e a deteção automática de lâminas gastas evitam interrupções de produção dispendiosas e reduzem os custos de manutenção, garantindo uma vida útil do equipamento acima da média e eficiências de custos a longo prazo”, destaca.

A dimensão é compacta, a proteção do operador e a ergonomia também foram repensadas, resultando em “novas normas para as placas eletrónicas, na integração de radares de deteção de movimento e redução dos níveis de ruído do equipamento”, aponta.

Sobre a conectividade, a empresa explica que são vários os sensores integrados para aumentar a eficiência dos projetos: “são mais de 120 sensores integrados para criação de relatórios, análise de dados e manutenção preventiva. Graças à inteligência de dados e à conectividade melhorada, os fabricantes dispõem de todos os dados que necessitam para aumentar a eficiência dos processos e aumentar a produtividade”, garante.

“Estamos disponíveis para prestar todo o apoio e orientação aos nossos clientes, para que possam explorar todo o potencial das soluções e equipamentos Lectra. A nossa oferta de produtos, uma combinação vencedora de software, equipamento, análise de dados e serviços, incorpora o espírito da Indústria 4.0”, relembra, sendo exemplo disso as salas de corte conectadas: Modaris, Flex Offer, Gerber 250S e Gerber XLS125.

Partilhar