Maria Monteiro
A multinacional francesa Lectra deu mais um passo estratégico ao investir numa nova unidade produtiva nos Estados Unidos, com o objetivo central de garantir a qualidade, reduzir os prazos de entrega dos equipamentos e melhorar o serviço. A poupança de tempo para entrega nos EUA pode chegar aos 60%.
Com esta nova unidade em Tolland, no Connecticut, a Lectra deverá aumentar a sua capacidade produtiva e também suportar os planos de crescimento que a empresa especialista em soluções tecnológicas para a indústria da moda tem para o mercado da América do Norte. A cerimónia contou com a presença do CEO da Lectra, que afirmou, citado em comunicado, que “quando olhamos para o futuro, o nosso foco continua em dar as melhores soluções da indústria 4.0 aos nossos clientes e desenvolver mais os nossos três mercados estratégicos”.
No evento, o CEO destacou ainda o pilar da responsabilidade social corporativa, nomeadamente ao nível ambiental. A nova unidade produtiva vai permitir que a empresa reduza a pegada ambiental das suas atividades e contribuir para desenhar uma oferta mais responsável em termos ecológicos, como parte do compromisso da Lectra ao nível da sustentabilidade.
Em 2022, a Lectra registou, apesar dos obstáculos sentidos do conflito bélico, uma subida de 35% do volume de negócios, para 521,9 milhões de euros e um EBITDA de 98,4 milhões , equivalente a um aumento de 51%, face ao ano fiscal de 2021. A Lectra anunciou como objetivo financeiro atingir um volume de negócios de mais de 700 milhões de euros em 2025.