Ana Rodrigues
Lectra, a empresa francesa especialista em equipamentos para a indústria têxtil e de vestuário, vai adquirir em janeiro de 2023 a maioria das ações da TextileGenesis, empresa dos Países Baixos que oferece às marcas uma plataforma segura de rastreamento de materiais sustentáveis.
Com o objetivo de consolidar e desenvolver a sua posição na indústria têxtil 4.0, a Lectra já adquiriu empresas como a Gerber Technology, a Neteven e a Gemini CAD Systems. No início do próximo ano tornar-se-á detentora de 51% da Textile Genesis por um valor de 15,2 milhões de euros, sendo que o restante capital e os direitos de voto serão adquiridos posteriormente, em 2026 e 2028.
A aquisição da TextileGenesis enriquecerá a oferta da empresa francesa que no próximo ano celebra o seu cinquentenário. “Respeitar os mais altos padrões éticos, garantir o bem-estar dos nossos colaboradores e preservar o meio ambiente está no nosso ADN e norteia as nossas decisões diárias. Através da nossa tecnologia, das nossas aquisições e parcerias, queremos capacitar os nossos clientes para trabalharem de forma mais responsável no plano social e ambiental”, explica Daniel Harari, CEO da especialista em soluções de automação para a moda.
No primeiro semestre deste ano, a Lectra atingiu 250,8 milhões de euros de volume de negócios, o que representou uma aceleração de 71%. Já no exercício de 2021 a empresa alcançou um volume de negócios de 387,6 milhões de euros, um aumento de 64% que foi resultado da integração das empresas acrescentadas ao portefólio.