07 fevereiro 20
Design

T

Katty Xiomara entre os vencedores do prémio OpenMyMed

A estilista Katty Xiomara e o designer e ex-manequim Estelita Mendonça são os dois portugueses que fazem parte do restrito grupo de 13 vencedores do prémio OpenMyMed.  Atribuído desde 2010 pela Maison Méditerranéenne dês Métiers de la Mode (MMMM), de Marselha, França, tem como prioridade desenvolver e destacar o design dos países da bacia mediterrânica.

Cada vencedor da edição 2020-2021 receberá 45 mil euros e participará num ‘Campus Fashion Booster’ durante cinco dias na cidade de Marselha. A votação decorreu online, através do Facebook, até 31 de janeiro, mas um juri internacional de especialistas teve também uma palavra de peso sobre a matéria: de entre todas as inscrições recebidas de 21 países, o júri selecionou 25 criadores, dos quais 12 não passaram à fase final.

O prémio OpenMyMed, atribuído anualmente desde 2010, tem como missão apoiar os vencedores em três setores fundamentais para estabelecerem as suas marcas: estratégia, comunicação e comercialização.

Na edição do ano passado, um júri composto pelo conselho de administração da MMMM selecionou 30 jovens vencedores das oito primeiras edições, para celebrar os 30 anos daquela instituição. Entre os vencedores selecionados encontravam-se os portugueses Susana Bettencourt, uma das vencedoras da 7ª edição (2017), e Luís Carvalho, vencedor da 8ª edição (2018).

Partilhar