11 Maio 20
Moda

T

Katty Xiomara apela ao consumo de artigos nacionais

A trabalhar a partir de casa a um ritmo idêntico ao que antecedeu a pandemia, a estilista Katty Xiomara espera que este momento sirva para aumentar a consciência para a necessidade da preferência pelos produtos nacionais, mas admite que, no que diz respeito ao vestuário “e em particular o nosso segmento, demorará muito tempo a ser de novo apelativo ou importante para as pessoas”.

Em entrevista à Fashion Network, a designer nascida na Venezuela e radicada no Porto falou ainda da atual importância das plataformas online para a venda e divulgação das colecções nacionais. Apesar das vendas ainda não se equipararem à loja física, Katty Xiomara não tem dúvidas de que online “terá de ser inevitavelmente mais utilizado e aproveitado do que nunca”, lembrando que “a aposta digital não é a panaceia descrita por muitos, requer um grande e constante esforço financeiro, só assim poderá chegar de forma regular e contínua ao consumidor e tornar-se rentável”.

A designer apela por isso que “exista maior consciência para consumir o produto nacional, tenho esperança de que pelo menos essa hipótese nos seja dada”, conclui. A nova colecção de Katty Xiomara, que seria apresentada em Março num momento intimista na Casa da Arquitetura, no âmbito do Portugal Fashion, está disponível na loja online, app e ainda noutras plataformas e agregadores digitais.

Entretanto Katty Xiomara começou a produzir máscaras para amigos e família e está neste momento a alargar a coleção devido ao passatempo que lançou no Instagram (@kattyxiomara_official) , onde executa uma máscara passo a passo, desde o molde à confeção. “Apesar dos pedidos ainda não ponderei vender, mas talvez ofereça com a compra de outras peças na loja”, revela.

Para ler a entrevista na íntegra clique aqui.

Partilhar