22 março 23
Empresas

Ana Rodrigues

JF Almeida salva seis piscinas olímpicas todos os meses

São seis piscinas olímpicas: cerca de 15 milhões de m3 de água, equivalentes a 60% dos gastos mensais da JF Almeida daquele precioso produto, já são reutilizados – o que quer dizer que apenas 40% é água que entra no sistema todos os 30 dias. O investimento no processo foi da ordem dos 1,2 milhões de euros – e não podia haver melhor forma de se comemorar o Dia Mundial da Água, assinalado este dia 22 de março.

“Já conseguimos reutilizar 30% da água utilizada em tinturaria graças a outros processos, mas agora esperamos reutilizar entre 50 a 60% da água que neste momento enviamos para tratamento”, revelou João Almeida, CEO da JF Almeida, numa reportagem da RTP1.

Nesse sentido, tratar a água é sinónimo de poupança económica e sustentabilidade, mas também “não utilizar água natural, como dos ribeiros ou dos poços”. O objetivo da JF Almeida é, assim, “tratar mais água para fazer recirculação da água para a fábrica”, explica João Almeida.

Um fio 360 criado pela empresa através de desperdícios do processo produtivo permitiu também a redução do gasto de dois milhões de m3 por ano. O fio é basicamente conseguido através de um processo de trituração “e depois voltamos a tornar uma fibra e voltamos a fiar e, portanto, estamos sempre a reutilizar o produto”, explica o CEO.

Os painéis fotovoltaicos e a biomassa foram outros investimentos da têxtil JF Almeida em 2022 que refletem a otimização e aposta na economia circular, o que conduz à sustentabilidade e à poupança.

Partilhar