Ana Rodrigues
No quadro da sua contínua aposta na sustentabilidade, o grupo JF Almeida concretizou ontem, dia 12 de junho, mais um passo importante: a certificação de cadeia de custódia FSC (Forest Stewardship Council, entidade certificadora alemã), que verifica a separação entre material certificado e não certificado ao longo da cadeia de abastecimento, da floresta ao consumidor.
Com uma validade de cinco anos e com verificações anuais, a nova cerificação é essencial para as empresas que procuram ter acesso a mercados conscientes em termos ambientais e sociais, bem como para demonstrar o cumprimento de políticas de compras (públicas e privadas) que priorizam materiais ambientalmente responsáveis.
Na frente sustentável, a JF Almeida destaca-se igualmente pelo investimento de 1,2 milhões de euros que garantem a reutilização de água equivalente a seis piscinas olímpicas. São cerca de 15 milhões de m3, ou seja, 60% dos gastos mensais da empresa já são reutilizados – o que quer dizer que apenas 40% é água que entra no sistema todos os 30 dias.
Parte da otimização e aposta na economia circular é o fio 360, criado pelo grupo através da utilização de desperdícios do processo produtivo e que permitiu a redução do gasto de dois milhões de m3 por ano. O investimento na instalação de painéis fotovoltaicos e na biomassa em 2022 fazem ainda parte dos numerosos planos do grupo para a sustentabilidade.