27 maio 22
Empresas

Bebiana Rocha

JF Almeida investe em energia verde para reduzir custos

Para fazer face aos constantes aumentos no preço do gás e da energia, a têxtil-lar JF Almeida investiu 10 milhões de euros em energia verde, mais concretamente na aquisição de novos painéis solares e numa caldeira a biomassa, alimentada não só a madeira, mas também com desperdícios de cotão que sai dos tecidos que utiliza.

“No primeiro trimestre deste ano, em relação ao mesmo período do ano passado, a JF Almeida em gás e energia gastou cerca de dois milhões de euros”, avança Joaquim Almeida, CEO da empresa de Moreira de Cónegos, em entrevista à RTP. “Temos uma fatura de gás entre 350 a 400 mil euros e a caldeira vai representar 80 a 90 mil euros”, acrescenta João Almeida da administração, mostrando que o investimento será recuperado rapidamente.

Outra das preocupações é fazer uma gestão mais eficiente da água. Para tal, a empresa integrou o projeto GIATEX, que vai permitir reciclar entre 60 a 70% da água e colocá-la novamente no circuito.

Na reportagem desta quarta-feira, a JF Almeida partilhou ainda os seus novos corantes, mais resistentes às lavagens, em termos de manutenção da cor, e do fio 360 recycled yarn, que permite à empresa ter desperdício zero.

Em 2021 a JF Almeida teve uma faturação de 55 milhões de euros, um valor que espera ver crescer este ano, mesmo com custos 20% superiores ao ano anterior: “Se tivermos políticas ambientais sustentáveis seremos sustentáveis financeiramente”, remata João Almeida.

Partilhar