17 setembro 21
Feiras

T

From Portugal ao ataque em todos dos mercados europeus

Numa demonstração clara de resiliência e superação, a ITV nacional regressa em força aos mercados internacionais. Por estes dias há mesmo um verdadeiro ataque com  presença simultânea do From Portugal em diferentes palcos. Da Intergift e Momad (Madrid) à Baltic (Vílnius), passando pela 3 Days of Design (Copenhaga) e já em  grande força a caminho PV (Paris), que arranca no inicio da semana com a presença de dezenas de empresas portuguesas.

Depois da flexibilidade demonstrada durante o pior período da pandemia – em que a ITV nacional soube encontrar na produção de equipamentos de proteção individual um negócio alternativo que a manteve ativa e capaz de dar resposta a uma emergência coletiva – o desconfinamento está a ser encarado como um tempo de regresso em força ao ‘core’ tradicional.

E, a ver pelos testemunhos dos empresários que acompanham as suas marcas e empresas neste regresso às feiras internacionais, a presença nacional não serve apenas para ‘marcar o ponto’: pelo contrário, as malas vão cheias de novidades, sempre com as caraterísticas que já se tornaram habituais: inovação, sustentabilidade e modernidade.

Numa altura em que tanto a Comissão Europeia como a federação Euratex estão a unir esforços para produzir uma espécie de revolução tranquila ao nível do setor têxtil e do vestuário europeu, a presença multiplicada nos diversos centros nevrálgicos das feiras internacionais é prova inequívoca de que a ITV nacional mantém intacta – e talvez mesmo aumentada – a sua capacidade de responder positivamente às solicitações dos mercados internacionais.

Munindo-se desta resposta do setor, os responsáveis da indústria, liderados pela ATP, insistem agora com os decisores políticos para que façam a sua parte: uma gestão do fim do período das moratórias que tome como objetivo o interesse das empresas, que assumem a função de acrescentar riqueza ao PIB e manter postos de trabalho; e o contributo para a criação de um ambiente favorável aos negócios através de uma gestão criteriosa do Plano de Recuperação e Resiliência, do Portugal 20/30 e do Banco de Fomento.

A participação das empresas PMEs portuguesas nas diversas feiras internacionais é uma iniciativa da Selectiva Moda e da ATP – Associação Têxtil e Vestuário de Portugal, que visa promover a internacionalização das empresas portuguesas da área da Moda. O projeto ‘From Portugal’ é co-financiado pelo Portugal 2020, no âmbito do Compete 2020 – Programa Operacional da Competitividade e Internacionalização.

Partilhar