26 Maio 22
Inovação Têxtil

T

iTechStyle Awards vão para A. Sampaio, Louropel e Xr-ProteX

Com duas subidas ao palco, a A. Sampaio foi a grande protagonista da cerimónia de entrega dos iTechStyle Awards, que teve lugar esta quarta-feira durante o jantar de gala do iTechStyle Summit. A fabricante de botões Louropel e o consórcio que concebeu o Xr-ProteX foram os outros vencedores anunciados durante a cerimónia, que foi presidida pelo secretário de Estado da Economia, João  Correia Neves.

Estes são os prémios de inovação têxtil, que todos os anos são atribuídos nas categorias de Tecidos, Produto Acabado, Acessórios e Sustentabilidade, na sequência do iTechStyle Showcase. Trata-se de uma organização conjunta do CITEVE e da Associação Selectiva Moda, sendo os projetos candidatos apresentados durante as duas edições anuais do salão MODTISSIMO, onde são apurados os finalistas.

Vencedora na categoria Tecidos (ver abaixo), a A. Sampaio arrecadou também a categoria Sustentabilidade, prémios que foram recebidos por Miguel Mendes, que, por isso, teve que subir ao palco por duas vezes. O prémio para o Produto Acabado foi atribuído ao projeto Xr-ProteX, da responsabilidade de um consórcio que integra as empresas Lemar, Polyanswer , Ownwork e vários centros de ciência e investigação, tendo o prémio sido recebido pelo representante da Polyanswer Pedro Pinto. Vencedora do prémio Acessórios, a Louropel esteve representada por Hernani Barros, que subiu ao palco para receber o respetivo Troféu.

Nesta edição candidataram-se perto de 200 projetos, tendo o júri durante as duas edições do iTechStyle Showcase, no MODTISSIMO, selecionado um total de 27 finalistas, entre os quais foram agora escolhidos os vencedores. Ana Ribeiro (Cluster Têxtil), Carla Silva (CeNTI), Fernando Pereira (FEUP), João Gomes (CeNTI), José Morgado (CITEVE), Pedro Guimarães (Modatex) e Hélder Carvalho (Universidade do Minho), são os elementos do júri responsável por todo o processo de escola dos finalistas e vencedores finais.

Vencedores iTechStyle Awards 2022 

Tecidos – A. Sampaio & Filhos, Têxteis SA

unnamed (1)

A mais recente evolução em softshell de proteção multinorm, respirável, à prova de água e proteção UV. Para lavagens domésticas até 60oC.

 

Produto acabado – Xr-ProteX

unnamed (2)

Inovadora bata para proteção aos profissionais e utentes sujeitos a raios-x que permite uma proteção do tronco de 360º graus sem utilizar chumbo e conferindo maior leveza e conforto.

Lemar, Polyanswer,  Onwork, CITEVE, ICETA – Instituto de Ciências, Tecnologias e Agroambiente da Universidade do Porto, FEUP – Faculdade de Engenharia da Universidade do Porto e aFCUP – Faculdade de Ciências da Universidade do Porto, integram o consórcio

 

Acessórios – Louropel 

unnamed (3)

Botões em material natural à base de farinha de trigo, farinha de milho, fécula de batata e corantes.

 

Sustentabilidade – A. Sampaio & Filhos, Têxteis SA

unnamed

Pineapple – Coordenado desenvolvido em fibra de ananás e fibra de banana. É biodegradável.

 

Partilhar