03 abril 23
Empresas

Bebiana Rocha

Inovafil recebe consórcio do projeto ‘New Cotton’

A Inovafil vai acolher no próximo mês de maio a reunião de planeamento da segunda fase do projeto New Cotton, que tem em vista o desenvolvimento das peças com a fibra sustentável Infinna para a H&M. “A próxima reunião geral do projeto vai decorrer aqui em Portugal”, revela ao T Jornal o CEO, Rui Martins.

“As empresas todas do projeto vão encontrar-se na Inovafil – Mundifios durante dois ou três dias para abordar as fases seguintes do projeto. O ano passado o encontro foi na Finlândia”, referiu ainda. “Já apoiamos esta fibra finlandesa há alguns anos, antes de entrar para o projeto já tínhamos inclusive feito alguns desenvolvimento internos”, acrescenta. “A Infinna é uma fibra produzida através de pasta de celulose que provém essencialmente de roupas pós consumo com alta percentagem de algodão, mas que também pode passar pela utilização de desperdícios agrícolas como excedentes de colheitas”, explica o administrador.

Recorde-se que o projeto New Cotton vai neste momento a meio do percurso, tendo sido já lançados fatos de treinos para a marca Adidas que incluem esta fibra da Infinited Fiber e algodão orgânico, feito na Inovafil, um blend de 60% viscose e 40% algodão orgânico. O próximo passo é iniciar a produção de peças da H&M e é isso que estará em discussão na próxima reunião, sendo já possível ter uma antevisão aqui.

A participação da empresa de fiação de Vila Nova de Famalicão é focada na transformação da fibra em fio, tendo também um importante papel no desenvolvimento de testes à qualidade das misturas e análise do comportamento da fibra, com o objetivo de permitir um scale up da produção para níveis industriais, sem comprometer a qualidade e performance.

Partilhar