22 maio 23
Empresas

Bebiana Rocha

Inovafil recebeu consórcio do projeto New Cotton

A Inovafil recebeu nas suas instalações em Vila Nova de Famalicão o consórcio do projeto New Cotton. O encontro teve a duração de dois dias e serviu para avaliar o andamento do coletivo nos últimos seis meses e traçar os próximos passos para a etapa final do projeto. A par das reuniões, houve ainda espaço para dar a conhecer a fiação. O projeto tem como objetivo o desenvolvimento de peças com a fibra sustentável Infinna para a H&M e Adidas.

O New Cotton tem como parceiros a Infinity Fiber Company, Aalto University, Fashion for Good, Adidas, Frankenhuis, H&M, Kipas Textiles, Revolve, RISE e Xamk. No Linkedin, a Inovafil mostra-se “feliz por ter tido a oportunidade de receber as empresas do New Cotton Project” e acrescenta que “foram dois dias muito preenchidos e produtivos”.

O ano passado o encontro foi na Finlândia. Recorde-se que o projeto New Cotton vai neste momento sensivelmente a meio do percurso, tendo sido já lançados fatos de treinos para a marca Adidas que incluem a fibra da Infinited Fiber e algodão orgânico, feito na Inovafil – um blend de 60% viscose e 40% algodão orgânico.

A participação da empresa de fiação de Vila Nova de Famalicão é focada na transformação da fibra em fio, tendo também um importante papel no desenvolvimento de testes à qualidade das misturas e análise do comportamento da fibra, com o objetivo de permitir um scale up da produção para níveis industriais, sem comprometer a qualidade e performance.

Partilhar