18 agosto 22
Indústria

T

Inovafil leva projetos de ciclo fechado aos seus parceiros

Com foco no combate à poluição, a Inovafil desenvolveu uma solução a que chamou InovafilRecicla e que se consubstancia “numa plataforma que tem como principal objetivo promover parcerias para a criação de projetos têxteis 360 graus (ciclo fechado)”.

O projeto, apresentado no site oficial da empresa, “permitirá aos clientes/parceiros da Inovafil, efetuarem uma gestão e tratamento dos seus resíduos pré e/ou post consumer, no sentido de lhes conferir uma ‘Nova Vida’, contribuindo desta forma para a diminuição dos resíduos têxteis e minimizando o consumo de matéria-prima virgem”.

Há muito que a Inovafil tem como objetivo central investir na componente de sustentabilidade da indústria têxtil. Assim, há cerca de um ano, foi uma das empresas que integraram o projeto europeu liderado pela H&M e pela Adidas que assumiu como objetivo a produção de novas fibras têxteis a partir de desperdícios têxteis e agrícolas.

O projeto, que teve como base a fibra Infinitive Fibre, desenvolvida em parceria com a empresa finlandesa Infinited Fiber Company, tinha como objetivo encontrar uma solução para as toneladas de roupa em fim de vida que todos os dias enchem aterros um pouco por todo o mundo.

Partilhar