14 Julho 21
Têxteis técnicos

Cláudia Azevedo Lopes

Inovafil desenvolve capacete para o exército alemão

A produtora de fibras Inovafil está a trabalhar em parceria com o exército alemão no desenvolvimento do revestimento de um capacete militar. À empresa portuguesa cabe a produção de todo o interior têxtil do capacete, com  tecnologia de termoregulação que o torna mais confortável e ajustável à diversidade de condições atmosféricas.

“Os capacetes já existem há muito tempo e como estão cumprem a sua função. Mas agora o objetivo é ir mais longe e inovar, tornando-os, para além de seguros, também mais confortáveis. Vamos revestir o capacete com uma fibra termoreguladora, que tem a capacidade de gerir a temperatura  conforme o ambiente a que está exposta”, conta Rui Martins, CEO da Inovafil (foto).

Estamos a falar, segundo o empresário, de um líquido que muda de estado – “um fase change material” – conforme a temperatura. Ou seja, quando exposto a alta temperatura, o material fica líquido, e quando exposto a uma temperatura mais baixa fica sólido.

“Se esse líquido estiver dentro da nossa roupa, quando está a abaixo de 26 graus, ele fica sólido, fazendo com que o calor não saia e a temperatura corporal se mantenha. Quando, com essa mesma peça de vestuário, passamos para um ambiente com uma temperatura acima dos 26 graus, ele vira líquido, muda de estado, deixando o calor sair e tornando a peça mais fresca”, explica Rui Martins.

A fibra de termoregulação, que já está a ser comercializada pela Inovafil, vai ser utilizada para o revestimento dos capacetes do exército alemão.

Partilhar