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A aposta na inovação da Adalberto Estampados abriu-lhe as portas do espaço Smart Creation na Première Vision Paris, onde, num corner da marca, apresenta produtos reciclados e usando técnicas de estamparia que permitem uma grande redução no consumo de água. “A coleção que apresentamos é 100% sustentável, usando apenas matérias primas recicladas e orgânicas”, afirma Susana Serrano, CEO da Estamparia Adalberto (foto).
Em Paris, na maior feira têxtil da Europa, que abriu portas esta terça-feira e se prolonga até quinta, a Adalberto capitaliza o esforço de investigação e desenvolvimento de novos tecidos e acabamentos funcionais que distinguem a sua oferta da da concorrência.
Ao nível de vestuário, a Adalberto é a única empresa a nível mundial a apresentar um tecido embebido em CBD, um extracto da cannabis que confere efeitos calmantes, anti-stress e anti-oxidante.
O acabamento Bio Active, que permite que a roupa seja lavada a temperaturas mais baixas – 20º a 30º são suficientes para matar todas as bactérias – induzindo assim uma redução significativa no consumo de energia (“Em meia hora a peça fica lavada”, garante Susana) é outra das novidades que a estamparia de Santo Tirso apresenta em Paris.
Artigos de desporto e lençóis são provavelmente as aplicações por excelência para o acabamento termo-regulador da Adalberto, que aquece ou arrefece dois graus a temperatura do corpo, consoante ela está abaixo ou acima dos 36,5º.
A inovação, sustentabilidade e responsabilidade social são o tripé em que assenta a nova estratégia definida pela empresa. No particular da responsabilidade social, a Adalberto distribui gratuitamente peças de tecido por diferentes instituições de solidariedade social- como a ACIP (Santo Tirso) que trabalha com pessoas com deficiências – e apoia start ups como a Less by Less, um projecto de design e moda de duas raparigas com 24 anos que produzir peças a partir de desperdícios da estamparia.
A política de responsabilidade social da Adalberto já lhe possibilitou acrescentar a Sedex a uma extensa lista de certificações, onde já constavam as Oeko-Tex, GOTS, BCI, GRS e OCS.
Para além da têxtil de Santo Tirso, no mesmo espaço Smart Creation, as cores portuguesas estão também representadas pelo projecto Green Circle – uma parceria entre CITEVE e Associação Selectiva Moda – e as empresas RDD (grupo Valérius) e Tintex.
A participação das empresas portuguesas na PV Paris está enquadrada no projecto From Portugal, da Selectiva Moda e ATP – Associação Têxtil e Vestuário de Portugal, às quais se junta a presença de outras empresas nacionais, como a Matias & Araújo.
O From Portugal é co-financiado pelo Portugal 2020, no âmbito do Compete 2020, através do Fundo Europeu de Desenvolvimento Regional.
Comitiva From Portugal na Première Vision Paris – 11 a 13 de Fevereiro 2020
ACCESSORIES: BORDADOS OLIVEIRA – SOLINHAS
FABRICS: A. SAMPAIO & FILHOS – ACATEL – ADALBERTO ESTAMPADOS – ALBANO MORGADO – AVELANA – FABRICA DE MALHAS SA – CRISPIM ABREU – FAMILITEX – FITECOM – GIERLINGS VELPOR – JOÃO & FELICIANO SA – JOAPS MALHAS – LA ESTAMPA – LEMAR – LMA- alitecno® – LUIS AZEVEDO & FILHOS – LURDES SAMPAIO – NGS MALHAS – OTOJAL- OTS – PAULO DE OLIVEIRA – PENTEADORA – RDD – RIOPELE – SIDÓNIOS KNITWEAR – SOMELOS TECIDOS – TESSIMAX – TEXSER TEXTIL SERZEDELO – TINTEX – TMG FABRICS – TRIMALHAS – TROFICOLOR DENIM MAKERS
MANUFACTURING – PROXIMITY: ANJOS & LOURENÇO – LIMA & COMPANHIA SA – R. LOBO – SIENA – SOEIRO
MANUFATURING KNITWEAR: ORFAMA
SMART CREATION: ADALBERTO ESTAMPADOS – iTechStyle GREEN CIRCLE – RDD TEXTILES – TINTEX TEXTILES
YARNS: JFA – LIPACO – MAF/ FILASA – TEARFIL – TRIFITROFA