03 novembro 21
Comércio

T

Inditex: uma máquina de fazer milionários

Amancio Ortega, acionista maioritário da Inditex, continua a ser o homem mais rico da Espanha e a revista Forbes, ‘viciada’ na listagem dos mais ricos do mundo numa cada vez maior multiplicidade de segmentos, revela que a sua fortuna ascende aos 67 mil milhões de euros.

Mas a Inditex, uma verdadeira fábrica de milionários, é também a marca responsável pela segunda maior fortuna de Espanha no segmento da moda e do vestuário: Sandra Ortega Mera, filha de Amancio, ocupa a segunda posição do segmento com 6.300 milhões de euros – a remediada empresária nem chega a ter 10% da fortuna do pai.

Mas há mais mundo para além da Inditex. Isak Andic, proprietário da Mango, o segundo maior grupo de distribuição de moda em Espanha, mantém-se na terceira posição dos milionários da moda, com um património líquido de 1.600 milhões de euros, 400 milhões mais que em 2020. A seguir surge Alberto Palatchi, ex-proprietário da Pronovias, com um capital de 1.300 milhões de euros. O empresário vendeu a Pronovias ao grupo BC Partners por 550 milhões de euros em 2017.

A família Fluxà, proprietária da Camper, está representada na lista por Miguel Fluxà Rosselló, que dirige o Grupo Ibersotar. O executivo tem um património líquido de 1.200 milhões de euros. Manuel Puig, vice-presidente e maior acionista individual do grupo Puig, tem uma fortuna de 850 milhões de euros, 100 milhões menos que em 2020.

Com mais ou menos o mesmo capital de Manuel Puig o dono da Desigual, Thomas Meyer, deu um grande trambolhão em termos da lista dos mais ricos de Espanha, mas continua com um lugar seguro no segmento têxtil. As irmãs Álvarez, donas do El Corte Inglés, asseguram um património de 1.100 milhões – apesar de todos os problemas do grupo – que enriqueceu outros dos seus acionistas: Carlota Galán Ruiz, dona de 9% e com uma fortuna avaliada em 450 milhões de euros em 2021; e Paloma García e Asunción Peña, herdeiras de José Antonio García Miranda, com um pouco menos de liquidez (uns 300 milhões).

Somadas todas estas parcelas menos a de Amancio Ortega, chega-se à conclusão que, todas juntas (13,1 mil milhões), são apenas 20% da imensa fortuna do maior acionista da Inditex – o que não quererá por certo dizer que possam ser considerados pobres!

Partilhar