19 outubro 22
Moda

Ana Rodrigues

Inditex substitui mercado russo pelo Médio Oriente

Em 2021, a Rússia foi o maior mercado externo da Inditex, com 502 estabelecimentos abertos e um lucro que rondou os 192 milhões de euros, mas a empresa galega, que acompanhou a imposição de sanções internacionais à Rússia, optou agora pelo mercado do Médio Oriente para compensar o abandono do mercado russo a partir de março deste ano.

A opção passa pela transferência das lojas para um dos grandes grupos de moda com os quais a empresa já funciona no Médio Oriente, uma região onde, por legislações e diferenças culturais, é quase obrigatório andar de mãos dadas com um operador local. Azadea, Alhokair ou Al Futtaim são alguns dos maiores grupos do mundo especializado na distribuição de marcas de terceiros e são grupos com a capacidade de absorver a rede de lojas que a Inditex pensa transferir.

A Alhokair é um grupo de distribuição que já colabora há anos com a Inditex e que, atualmente opera uma rede de 1.650 lojas em onze países da região, nomeadamente as lojas Bershka, Lefties, Stradivarius ou Zara em mercados como a Arábia Saudita, Arménia, Geórgia ou Azerbaijão, bem como a marca Mango ou várias redes do grupo Tendam.

A Azadea é outra opção, cuja influência se estende pelo Médio Oriente e pelo Norte de África e que, hoje, administra 40 marcas e possui mais de 600 lojas, entre elas Bershka, Oysho, Lefties, Stradivarius, Zara e Pull&Bear, na Argélia, Bahrein, Egipto, Jordânia, Kuwait, Líbano, Omã, Catar e Emirados Árabes Unidos.

Por fim, a Al Futtaim é uma empresa sediada no Dubai e franqueada da Inditex na Malásia, Singapura e Tailândia e atua nos Emirados Árabes Unidos e na Arábia Saudita com as lojas Kiabia, Maje ou Guess.

A Inditex acompanhará assim a tendência dos últimos meses, em que várias empresas de moda decidiram transferir os seus negócios na região para mercados terceiros. A Mango – foi uma das primeiras – já tinha uma rede de franqueados na Rússia com quem trabalhava há muito tempo, para a qual transferiu as suas próprias lojas, tal como aconteceu com a Tous. A Sephora transferiu para os seus gerentes no mercado russo, que reabriram as lojas com outro nome. Por seu turno, a Reebook franqueou as suas 117 lojas próprias na Rússia com o seu parceiro turco, a Flo Retailing.

Partilhar