Ana Rodrigues
A Inditex removeu o rótulo Join Life e antecipou-se à legislação europeia que pretende banir as auto-certificações sustentáveis – e que foi recentemente apresentada pela Comissão Europeia. Ainda que não esteja presente para o consumidor final, a empresa continua a utilizar o rótulo internamente.
Esta medida é explicada no relatório de 2022 da Inditex, que revela que o grupo atingiu um patamar “no desenvolvimento de nossa estratégia em que não é mais necessário diferenciar os produtos das nossas coleções com esta marca”. Mas a gigante galega continuará a utilizar o Join Life como um padrão interno.
O selo foi lançado em 2015 e no ano passado 61% dos produtos já atendiam aos requisitos propostos internamente, acima da meta inicialmente estabelecida de 50%. A norma é classificada em três categorias: fibras, água e planeta. Cada uma tem as suas próprias exigências, que vão desde a utilização de no mínimo 30% de Tencel ou Lenzing Refibre até 90% da composição sendo Better Cotton (BI), entre outros.
É de relembrar que, na semana passada, a Comissão Europeia divulgou um projeto de diretiva sobre alegações de sustentabilidade, propondo que “exibir um rótulo sustentável que não seja baseado em certificação ou estabelecido por autoridades públicas constitui prática de concorrência desleal em todas as circunstâncias”.
Tal como a Inditex, já no início de 2023, a Mango tinha removido a etiqueta Committed.