16 maio 22
Comércio

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Inditex passa a cobrar devoluções das compras online

Uma taxa fixa de cerca de 1,95 euros vai passar a ser cobrada pelo grupo Inditex para onerar as devoluções das compras online, passando assim financiar pelo menos parte dos custos logísticos desta operação e tentando por cobro à prática disseminada no mercado de comprar a mais para escolher a opção certa.

A imposição desta taxa não será processada ao mesmo tempo em todos os mercados, mas parece claro que acabará por incidir sobre todos aqueles em que atua. Uma vez imposta, a cobrança pelas devoluções deverá aos poucos ser imitada por mais operadores online, que assim tentam subtrair-se aos gastos decorrentes das práticas que envolvem as compras online.

Um dos países onde foi esta taxa já foi implementado é o Reino Unido, que tem a maior taxa de penetração online na Europa. As devoluções gratuitas foram uma forma de estimular as compras online nos primeiros anos do comércio eletrónico de moda, e os termos e condições das devoluções tornaram-se um fator diferenciador da escolha dos consumidores.

No entanto, o custo e a complexidade da logística associada às devoluções, a que se soma ainda o seu impacto ambiental, evidenciavam que, mais tarde ou mais cedo, os consumidores acabariam por ser chamados a financiar essas práticas. Já em 2021 rias empresas optaram por começar a cobrar pelo serviço ou tomaram outras medidas para o limitar.

Em 2021, a Inditex gerou 25,5% do seu volume de negócios através dos canais online, em linha com os seus objetivos estratégicos. A meta para 2024 é que a taxa chegue a 30% da faturação.

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