13 maio 22
Indústria

T

Inditex investe cem milhões em fibra reciclada

A Inditex, gigante galega da distribuição de moda, assinou um acordo de três anos com a Infinited Fiber Company para comprar 30% da produção da sua fibra Infinna por cem milhões de euros. A fibra resulta de uma produção alavancada por tecnologia de reciclagem, com o benefício de ser ter grande capacidade industrial.

O projeto faz parte do programa Sustainability Innovation Hub da Inditex , uma plataforma aberta dedicada à inovação que trabalha com startups , instituições académicas e centros tecnológicos, com o objetivo de promover e ampliar iniciativas inovadoras envolvendo novos materiais, tecnologias e processos que reduzam a pegada ambiental do sector têxtil e da moda.

A Infinited Fiber desenvolveu uma solução para converter materiais com alta composição de celulose e algodão. “Através desta fibra, a Inditex poderá continuar a minimizar o uso de recursos virgens e avançar para um modelo de produção circular”, disse a empresa.

No âmbito desta colaboração, a Inditex acaba de lançar, sob chancela da Zara, uma coleção cápsula que incorpora esta nova fibra, proveniente principalmente de peças de vestuário fornecidas por organizações como a Cáritas. A coleção está disponível na plataforma online.

Partilhar