14 abril 20
Lojas

T

Inditex descarta lay-off e mantém salários a 100%

O grupo Inditex acaba de anunciar que vai continuar a pagar integralmente os salários a todos os 25 mil colaboradores das 1.580 lojas que mantém fechadas em toda a Espanha. Pelo menos até ao final de abril e recorrendo exclusivamente a recursos próprios, segundo avançou o presidente do grupo, Pablo Isla (foto).

A decisão prolonga assim as medidas que tinha, sido anunciadas em 19 de março. Na altura, o gigante galego anunciava o pagamento integral dos salários, mas remetia para “até ao dia 15 de Abril” uma decisão sobre o recurso ao ERTE (Expediente de Regulação Temporária de Emprego), o equivalente espanhol ao nosso lay-off. Em todo o caso, a empresa anunciava que sempre garantiria aos seus colaboradores o pagamento do restante para completar o salário integral.

Antecipando-se à data de 15 de Abril, Palblo Isla veio esta segunda-feira comunicar que a empresa “vai continuar a suportar com recursos próprios o pagamento das retribuições de todos os seu funcionários em Espanha”. Pelo menos até ao final de Abril, pelo que este mês não a haverá ainda recurso ao lay-off.

Quanto ao que poderá acontecer a partir de 30 de Abril, o grupo refere que “em função do desenvolvimento da situação de emergência e do estado da atividade do comércio, poderá estudar a possibilidade de aplicar, para os funcionários das lojas, alguma das ferramentas propostas pelo governo para preservar o emprego”, tal como noticiou o jornal El Pais.

“São a única empresa que não fez lay-off de trabalhadores”, dizia no início de Abril a dirigente sindical Angeles Rodriguez (Comissiones Obreras), que tem estado presente nas reuniões relacionadas com o novo coronavírus na Inditex.

O grupo fechou 2109 com lucros de 3.639 milhões de euros e tem em Espanha um total de 48 funcionários (mais de 174 mil espalhados por todo o mundo), dos quais 25 mil são os trabalhadores das 1580 lojas. Os restantes 23 mil estão repartidos pelas fábricas, centros de logística e escritórios centrais.

Partilhar