09 Março 21
Indústria

T

H&M e IKEA investem em fábrica de fibras sustentáveis

O negócio das fibras têxteis sustentáveis parece ser suficientemente promissor para ter atraído o investimento de duas das maiores multinacionais suecas: a H&M e o IKEA. As duas empresas, que detêm em conjunto a TreeToTextile, anunciaram que vão construir, ainda este ano, uma fábrica especializada na produção de fibras têxteis a partir da madeira.

O projecto, orçado em cerca de 35 milhões de euros, está anunciado já para esta primavera, com a nova unidade de produção a ser instalada na localidade de Nymölla, no Sul da Suécia, onde se encontra também a produtora de papel Stora Enso, que participa no projecto.

O objetivo do consórcio é demonstrar que o seu modelo de fibra têxtil à base de madeira pode ser uma alternativa ao algodão, ao poliéster, à viscose e até ao lyocell, uma fibra que é também produzida a partir da celulose, e que no nosso mercado é fornecida sobretudo pelos austríacos da Lenzing.

Com a construção da fábrica, o grupo prevê atingir uma capacidade de produção na ordem das 1.500 toneladas de fibra por ano, garantindo que todas as fases de produção têm um reduzido impacto ambiental. “A produção está concebida para consumir baixos níveis de energia, tal como um número reduzido de ingredientes químicos. E quando os processos foram adaptados à produção em grande escala, foi criado um sistema de reutilização de todos estes reagentes”, explica a empresa em comunicado.

Partilhar