28 fevereiro 19
Médio Oriente

Cláudia Azevedo Lopes

Hessa Al Shafar, talento árabe rendida ao made in Portugal

Selecionada pela Associação Selectiva Moda durante o o Pret a Covers Buyers Lane, no Dubai, a designer Hessa Al Shafar, dos Emirados Árabes Unidos foi um dos seis jovens talentos premiados com a visita ao MODtissimo. Hessa foi a primeira a chegar, sendo que os restantes premiados, de várias nacionalidades, são esperados para a próxima edição, em Setembro, na Alfândega.

Hessa pode já ter estado nas mais importantes feiras têxteis do mundo – a mais recente onde marcou presença foi a Première Vision – mas a designer dos Emirados Árabes Unidos mostra-se encantada com os expositores portugueses. “Esta é a minha primeira vez no MODtissimo e fiquei muito surpreendida. A escala da feira é perfeita. Nas outras feiras internacionais que tenho visitado é fácil sentirmos-mos assoberbados e temos que despender vários dias para encontrar o que pretendemos. Aqui as principais áreas estão cobertas – dos tecidos aos acessórios, dos acabamentos às embalagens – para garantir que o designer encontra tudo o que precisa. Está muito bem organizada e acessível, e conseguimos, num dia, encontrar tudo o que precisamos”, relevou ao T a jovem designer.

Uma escala que permite um atendimento personalizado e que torna possível prestar o serviço especializado e diferenciador que já caracteriza as empresas têxteis portuguesas.
“A maior vantagem que encontrei face às outras feiras é a questão das quantidades dos pedidos. Aqui não há quantidade mínima, o que é uma mais-valia enorme para nós, os jovens designers, que não podemos comprar quantidades gigantes. Também são muito flexíveis em termos de envio dos materiais. As empresas estão disponíveis a satisfazer as nossas necessidades e isso é muito bom”, explicou a designer.
“Há também uma grande variedade de materiais e a possibilidade de personalizar a encomenda: podemos escolher a cor ou o padrão que queremos e o tecido, que pode ser mais fino ou mais grosso, em que queremos que seja aplicado. Essa possibilidade de escolha é incrível. Acontece também no caso do digital printing, uma das áreas que mais me interessava encontrar no Modtissimo. Até agora tenho trabalhado com um designer que cria os padrões e depois tenho de encontrar outra empresa que faça a impressão. Mas aqui descobri empresas que fazem esse serviço completo, do design à impressão. E que ainda me dão várias opções de tecido em que o design pode ser impresso.”
A visita ao MODtissimo decorre de um protocolo estabelecido entre a Associação Selectiva Moda/MODtissimo e o Islamic Fashion and Design Council, que culminou na seleção de seis jovens designers durante o Pret a Covers Buyers Lane, que decorreu em Fevereiro em paralelo com o The Reatil Summit, na Ilha de Palm, no Dubai.

Elsa Dionísio, a responsável por estabelecer a ponte entre as duas instituições, vê neste protocolo uma oportunidade imensa para a indústria portuguesa.

“No Médio Oriente, o têxtil está muito ligado à India e à Turquia e essas relações comerciais são muito complicadas. Os preços são, de facto, muito atrativos mas estamos a falar de fornecedores muito pequenos que a qualquer momento podem desaparecer, inclusive depois de já termos pago parte das encomendas, e que não têm, muitas vezes, o standard europeu. Portugal tem outra qualidade e dá outras garantias. Há que explorar essas potencialidades”, afirma Elsa.
“Graças a este protocolo, o MODtissimo está a ter uma grande visibilidade. O Islamic Fashion and Design Council está a fazer uma cobertura intensa do evento no seu Instagram e Linkedin. Não podemos esquecer que o Qatar e os Emirados Árabes Unidos são os dois países no mundo com maior taxa de penetração de social media. E também não podemos esquecer que o médio oriente tem um poder de compra incrível. É portanto uma boa aposta tentar conquistar, ainda que passo a passo, este mercado”, completa.
Um mundo de oportunidades que o MODtissimo, segundo Elsa, está a ajudar a construir: “É um ambiente muito mais intimista, que não se encontra em mais nado nenhum. Aqui há tempo para os expositores se sentarem com os clientes, frente a frente, e isso é uma grande vantagem face às outras feiras, onde às vezes se vê muita coisa de que se gosta mas depois não há tempo nem disponibilidade por parte dos expositores para estabelecer relações comerciais.”
Hessa concorda. “Foi uma experiência excelente para mim. Fiz múltiplos contactos que pretendo usar já nos próximos meses. Esta feira é perfeita para jovens designers e para empresas ou start-ups que estejam a dar os primeiros passos”.
Partilhar