11 abril 23
Sustentabilidade

Ana Rodrigues

Gucci recupera stocks como ativos comerciais

Através da revisitação dos seus stocks, a Gucci lançou um projeto de moda circular: denomina-se Gucci Continuum e foi desenvolvido pelos vários designers que trouxeram os seus arquivos de volta com novas criações, que assim prolongam a vida das peças e e dão um novo fôlego financeiro aos stocks da marca.

A coleção envolve assim marcas, artistas e designers e incentiva à circularidade e à criatividade. O projeto Gucci Continuum está em estreia no site da Vault – mas está já disponível no site da marca –, onde são comercializados uma série de produtos feitos por uma primeira seleção de dez parceiros criativos.

Alice Pons, Alpha Industries, “Call of the Void”, Collina Strada, DRx Romanelli, Darren Romanelli, Vans fazem parte dessa primeira seleção. A estes juntam-se ainda Rave Review que, normalmente, recicla tecidos para estofados e Hodakova que utilizou cintos antigos da Gucci para fazer saias. Proleta Re Art, especializada em criações de patchwork em denim reciclado e EgonLab integram também estes dez parceiros.

Recentemente, a maison de luxo italiana de propriedade da Kering lançou no site o programa ‘Gucci Pre-Loved’, que permite aos clientes revender as suas malas. Os itens são avaliados e autenticados em loja e o cliente recebe um voucher para gastar no site ou em algumas lojas da marca.

Em 2023, a Gucci já tinha anunciado a criação do ‘primeiro centro circular de luxo de Itália’, o Circular Hub. Localizado na Toscânia, envolve as instalações da Kering e os fornecedores e fabricantes da maison, num total de cerca de quatro mil empresas.

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