29 setembro 23
Sustentabilidade

Maria Monteiro

Gucci leva para casa prémio Ellen MacArthur para a circularidade

No último fim de semana da Milan Fashion Week (MFW), a Camera Nazionale della Moda Italiana (CNMI) atribuiu os Sustainable Fashion Awards 2023, com a casa de luxo italiana Gucci a arrebatar o Prémio da Fundação Ellen MacArthur para a Economia Circular, reconhecendo o seu Projeto Denim do Circular Hub.

O projeto Denim da Gucci incorpora nas suas coleções jeans que combinam 74% de algodão cultivado regenerativamente com 26% de fibras recicladas pós-consumo e que resultam de uma parceria com a quinta Algosur, certificada pela Regenagri. “Construir colaborações escaláveis é uma parte vital da estratégia da Gucci e o ‘projeto Denim’ é um exemplo de combinação dos muitos pontos fortes dos parceiros da cadeia de fornecimento da maison e do aproveitamento de tecnologia inovadora para melhorar os princípios da economia circular”, disse o CEO da Gucci, Jean-François Palus, em comunicado.

Uma série de casas de moda de luxo e figuras notáveis da indústria foram homenageadas em eco-categorias. As distinções reconhecem os líderes da moda que estão a abraçar os princípios da economia circular e a tomar medidas para mitigar as alterações climáticas, a perda de biodiversidade, o desperdício e a poluição.

A Fundação Ellen MacArthur disse em comunicado que “estamos muito satisfeitos por ver os principais intervenientes na indústria da moda global – a vencedora Gucci e as finalistas Chloé e ACS Clothing – abraçarem estes princípios da economia circular nos seus produtos e através da reformulação de modelos de negócio inteiros”.

Partilhar