14 junho 23
Marcas

Ana Rodrigues

Concorrência europeia investiga formação de preços

Após as buscas realizadas em abril às instalações da Gucci, propriedade da Kering e de outras empresas, as autoridades europeias da concorrência estão a investigar as práticas de preços das casas de moda. Segundo fontes da Reuters, as autoridades procuram determinar se estas empresas impõem preços aos retalhistas.

Na União Europeia, tais práticas são ilegais: qualquer violação pode ser punida com uma multa de até 10% do volume de negócios global da empresa em questão. Nesse sentido, o grupo francês confirmou em abril que a Gucci está a cooperar com os investigadores europeus após as autoridades da concorrência realizarem uma busca nas instalações da marca em Milão.

Por seu turno, a Comissão Europeia – não revelando que marcas foram alvo de investigação – afirmou que as empresas poderiam ter violado regulamentações europeias relativas a cartéis e práticas comerciais restritivas. Recordemos que já em 2018 a marca americana Guess foi multada em 40 milhões de euros por impedir que os distribuidores estabelecessem os preços de venda dos seus produtos de forma independente.

Partilhar