06 setembro 23
Moda

Maria Monteiro

Giorgio Armani ilumina Festival de Cinema de Veneza

O estilista italiano Giorgio Armani, de 89 anos, inspirou-se nas emoções do cinema para um desfile de moda ‘One Night Only’, repleto de uma plateia de celebridades, a propósito do 80º Festival de Veneza, no fim de semana passado. Armani levou brilho, drama e estrelas à cidade dos canais, com um desfile no Arsenale, o antigo estaleito da cidade.

Os longos vestidos de noite brilharam mais do que as luzes do ‘Grande Canal’, graças às lantejoulas, a mimetizar o clássico padrão dos losangos. A variar pouco além dos neutros, o criador adicionou alguma cor à coleção com azuis, verdes e rosa.

‘One Night Only’, mais do que ser um desfile de alta-costura, é um espetáculo de moda a honrar o legado de Armani, um dos criadores mais conceituados de todo o mundo. No passado, já organizou desfiles semelhantes em Tóquio, Nova Iorque, Londres ou Dubai. No final deste mês, volta a pisar a passerelle na Semana da Moda de Milão.

Este ano, o Festival de Veneza ficou aquém das expectativas no que toca à presença das celebridades de Hollywood, muitas a cumprir a greve dos atores. Contudo, apesar da falta de estrelas no festival de cinema, Armani não teve dificuldades e encheu a cidade de glamour. Testemunhas disso, foram as atrizes Jessica Chastain, Sophia Loren e Sydney Sweeney e o ator britânico Regé-Jean Page.

Emocionado com a demonstração de afeto que os venezianos lhe reservaram, Armani sublinhou: “As emoções são os que nos faz sentir vivos” e é por esse motivo que o cinema o inspira tanto a criar. “Os filmes são sobre emoções e é isso que gostaria de dar às pessoas”, defendeu, comparando a moda à sétima arte. E ainda deixou um desejo de concretizar, lembrando que os 89 anos não são impedimento: “Não me importava de realizar um filme”.

Partilhar