01 março 23
Importações

Ana Rodrigues

Gigantes espanhóis da moda reforçam presença em Myanmar

Os gigantes espanhóis da moda estão cada vez mais expostos à produção têxtil oriunda de Myanmar: com a exceção da Tendam, Inditex, H&M, Best Seller e Fast Retailing aumentaram a procura entre os fornecedores da antiga Birmânia, que desde o golpe de Estado de 2021 está sob sanções impostas pela União Europeia.

Apenas a Mango deixou de produzir no país – o mesmo estando a fazer a irlandesa Primark. No geral, as importações das gigantes espanholas atingiram o seu recorde histórico: 702,7 milhões de euros, mais 50% do que no ano anterior, segundo os dados do Icex Spain Export and Investment – organismo similar à portuguesa AICEP.

A antiga Birmânia é hoje o oitavo maior fornecedor de roupa para a Espanha, atrás da China, Bangladesh, Turquia, Marrocos, Itália, Camboja e Paquistão. A IndustriAll, federação sindical global, recomenda aos que mantêm negócios com o país, a realização de “um processo contínuo de due diligence e, em particular, prestar especial atenção não só à situação das fábricas, mas também ao contexto nacional que pode afetar o acesso dos trabalhadores à reparação e/ou proteção de direitos do trabalho”.

Partilhar