22 junho 23
Marcas

Ana Rodrigues

Gant volta a apostar no mercado português

A Gant recuperou a confiança perdida com a falência do grupo têxtil de Famalicão que deixou a marca sem distribuição em Portugal. Após assumir a gestão da rede comercial em 2019, a marca de origem americana vai já abrir a sua 11ª loja no país e emprega 130 pessoas.

Atualmente com 120 trabalhadores na área do retalho e quase uma dezena em funções de apoio ao mercado, a Gant tem “grandes expectativas para o mercado português com fortes oportunidades de crescimento”, afirmou Martin Mattson, diretor da Gant no Sul da Europa, ao Jornal ECO.

Com um acordo exclusivo de distribuição com o grupo têxtil Ricon desde os anos 90, a sua falência em 2018, incluindo da empresa (Delveste) – a responsável pela operação de retalho que empregava 200 pessoas – impossibilitou a distribuição no mercado português, tendo perdido as 20 lojas de vestuário em Portugal.

Em 2019, retomou ao mercado português com um novo modelo de exploração, em que todas as lojas pertencem e são geridas pela multinacional que, segundo Martin Mattson, “provou ser um esforço positivo”.

Tendo “gradualmente ganho a confiança dos consumidores e parceiros do retalho” no país, a Gant já recuperou metade daquela que era a presença comercial no país e soma uma dezena de lojas, preparando-se para abrir mais uma no início do próximo mês, no Cascais Shopping e com um novo conceito.

Em Portugal, estão presentes em seis lojas premium em centro comerciais de Lisboa, Matosinhos, Oeiras, Braga e Faro, detêm dois corners nos armazéns do El Corte Inglés (Lisboa e Gaia) e dois espaços em formato outlet no Freeport e no Vila do Conde Fashion Outlet.

O objetivo é abrir mais lojas nos próximos três a quatro anos e, sem revelar valores do volume de vendas em Portugal no ano passado, o diretor da Gant no Sul da Europa disse estarem “orgulhosos do crescimento global de 20% em comparação com 2021”, acrescentando que Portugal representa cerca de 25% do negócio da empresa na Europa do Sul, o que inclui Espanha e França.

Entretanto, a marca abriu também uma flagship store em Estocolmo, no coração da zona comercial da cidade, em Östermalm. “Redesenhámos a flagship store de forma a ser a casa do futuro da Gant, mantendo o conforto e a familiaridade de uma casa cuidadosamente pensada”, refere a Gant em comunicado.

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