24 novembro 22
Feiras

T

From Portugal na ISPO com doses maciças de inovação

A comitiva From Portugal que está a caminho da ISPO Munich, a decorrer entre 28 e 30 de novembro, vai encher a capital bávara de inovação, criatividade e sustentabilidade em doses maciças, deixando uma amostra clara do enorme potencial que encerra a indústria têxtil e do vestuário portuguesa. As novidades são muitas e as expectativas também.

Com o objetivo de expandir o seu negócio, a Bloomati leva “malhas desenvolvidas com materiais orgânicos, reciclados, fibras celulósicas e acabamentos sustentáveis”. Em exposição estarão novas estruturas de malhas, “acabamentos com repelência a água, antibacteriano, anti-odor, proteção contra raios UVA/UVB, repelente de insetos, tratamentos com aloe vera”.

A Color For Tex apresenta a coleção ‘TeamWear’, que inclui os artigos premiados Zero Água com base em algodão e que apresentam uma poupança de água de 150 litros por quilo. A TMG/MGL apresenta pela primeira vez uma capsule collection com 80% malhas e 20% tecidos.

A TMR Fashion Clothing leva soluções que misturam têxtil técnico com a componente moda. Já a Trivialtex leva fios reciclados de poliéster de alta elasticidade às poliamidas 6 e 66 recicladas (todos eles com certificado GRS) e biodegradáveis.

A Vale & Vilas Textiles (antiga Ditchil) apresentará produtos com fibras recicladas e orgânicas. Em estreia nestas andanças está ainda a Trifitrofa que vai apresentar fios de algodão e misturas acabados. A 2 Move Garments leva tecnologia de mudança de cor do símbolo das meias com a presença de luz solar.

A Filasa vai apresentar produtos em fios de elevada resistência, regulação da temperatura, gestão de humidade e antibacterianos. A Beppi estará com a sua linha mais desportiva e outra linha casual desportiva com toque lifestyle. Já a Smart Innovation apresentará acabamentos funcionais sustentáveis de alta durabilidade e eficácia. A Oldtrading também ali estará com tecnologia de vanguarda.

A FORteams LAB foca a sua oferta sobretudo na sustentabilidade apresentará iniciativas de economia circular, nomeadamente o projeto LOOP. A A. Fiuza aposta em fibras e tingimentos naturais. Peças de qualidade ecológica/sustentável estarão nas prateleiras da OLMAC. A Lunartex levará várias técnicas de estampagem, aplicações de silicones e ponteiras em cordão.

A Fradelsport mostra a grande novidade, uma coleção de padel. O objetivo da Dune Bleue é reforçar a sua rede de contactos. A JF Almeida apresentará toalhas de performance, sustentáveis e circulares. A Impetus levará a tecnologia seamless “double jersey” com fibras e acabamentos sustentáveis e funcionais.

A participação das empresas portuguesas PME na ISPO é uma iniciativa da Selectiva Moda e da ATP – Associação Têxtil e Vestuário de Portugal, que visa promover a internacionalização das empresas portuguesas da área da Moda. O projeto “From Portugal” é co-financiado pelo Portugal 2020, no âmbito do Compete 2020 – Programa Operacional da Competitividade e Internacionalização e de Lisboa 2020 – Programa Operacional Regional de Lisboa, tendo um montante de apoio elegível de 6.648.794,78€, dos quais 3.735.305,80 € são provenientes da União Europeia, através do Fundo Europeu de Desenvolvimento Regional.

 

Partilhar