10 Fevereiro 20
Feiras

António Moreira Gonçalves

From Portugal invade PV Paris com mais de 50 expositores

É com uma verdadeira frota de empresas nacionais, que os têxteis lusos se apresentam a partir desta terça e até quinta-feira na Première Vision Paris, a maior e mais influente feira têxtil da Europa. Com mais de 50 stands From Portugal – que abrangem os vários sectores da feira – os têxteis portugueses reafirmam a produção responsável como uma das suas imagens de marca e como uma tendência estrutural para todas as grandes marcas de moda.

Uma comitiva alargada que se destaca pela apresentação de uma série de novos materiais e estímulos criativos. A delegação From Portugal viaja para Paris para afirmar as tendências emergentes de toda a fileira – abaixo lista completa dos expositores portugueses – numa feira onde são esperados 60 mil visitantes e onde compradores e designers das grandes marcas internacionais traçam o destino às próximas estações de moda.

“É nesta feira que recebemos marcas do mundo inteiro e com grande potencial de encomendas. Continuamos a apresentar investimentos no melhoramento da qualidade, sustentabilidade e também inovação” explica Carla Araújo, gestora comercial da Joaps, uma das insígnias portuguesas com presença marcada no departamento de Fabrics (tecidos e malhas), onde a comitiva From Portugal conta com mais de trinta expositores. “Esta é a feira com mais prestígio na área dos tecidos e fabricantes de moda”, acrescenta Ricardo Ferreira, CEO da Siena, empresa presente no sector Manufacturing.

A sustentabilidade e a produção responsável são as linhas mestras de toda a comitiva portuguesa. Para além do projecto iTechStyle Green Circle, promovido em conjunto pelo CITEVE e pela Associação Selectiva Moda – e que já se tornou um símbolo da consciência verde da indústria portuguesa – todos os expositores lusos procuram afirmar-se pela apresentação de colecções e produtos mais amigos do ambiente.

As fibras eco-friendly são uma forte aposta da indústria portuguesa, tal como processos que reduzem o desperdício de água, energia e outros consumíveis. “Mantemos a aposta nos materiais sustentáveis, sejam eles reciclados, biodegradáveis, etc”, exemplifica João Mendes, administrador da A. Sampaio, empresa especializada em malhas.  “Temos uma série de artigos sustentáveis, já a última colecção foi nesse sentido e foi muito bem aceite”, comenta também Sílvia Azevedo, representante da Luís Azevedo e Filhos.

A participação das empresas portuguesas na Première Vision é mais uma iniciativa da Selectiva Moda e da ATP – Associação Têxtil e Vestuário de Portugal, no âmbito do projecto From Portugal, que visa promover a internacionalização das empresas portuguesas da área da Moda. O projeto é co-financiado pelo Portugal 2020, no âmbito do Compete 2020, através do Fundo Europeu de Desenvolvimento Regional.

 

Comitiva From Portugal na Première Vision Paris – 11 a 13 de Fevereiro 2020

ACCESSORIES: BORDADOS OLIVEIRA – SOLINHAS

FABRICS: A. SAMPAIO & FILHOS – ACATEL – ADALBERTO ESTAMPADOS – ALBANO MORGADO – AVELANA – FABRICA DE MALHAS SA – CRISPIM ABREU – FAMILITEX – FITECOM – GIERLINGS VELPOR – JOÃO & FELICIANO SA – JOAPS MALHAS – LA ESTAMPA – LEMAR – LMA- alitecno® – LUIS AZEVEDO & FILHOS – LURDES SAMPAIO – NGS MALHAS – OTOJAL- OTS – PAULO DE OLIVEIRA – PENTEADORA – RDD – RIOPELE – SIDÓNIOS KNITWEAR – SOMELOS TECIDOS – TESSIMAX – TEXSER TEXTIL SERZEDELO – TINTEX – TMG FABRICS – TRIMALHAS – TROFICOLOR DENIM MAKERS

MANUFACTURING – PROXIMITY: ANJOS & LOURENÇO – LIMA & COMPANHIA SA – R. LOBO – SIENA – SOEIRO

MANUFATURING KNITWEAR: ORFAMA

SMART CREATION: ADALBERTO ESTAMPADOS – iTechStyle GREEN CIRCLE – RDD TEXTILES – TINTEX TEXTILES

YARNS: JFA – LIPACO – MAF/ FILASA – TEARFIL – TRIFITROFA

Partilhar