14 novembro 19
Verticalização

T

Familitex investe oito milhões em tinturaria e acabamentos

O grupo Familitex tem em curso um investimento total de oito milhões de euros em tinturaria e equipamentos, iniciado com a aquisição da Luís Simões – no entretanto rebatizada Familitex Tinturaria – que deverá estar concluído no final do próximo ano.

A compra, no primeiro semestre deste ano da Luís Simões, corresponde ao aproveitamento de uma oportunidade e a um plano B da decisão da Familitex de investir a jusante, que na primeira versão contemplava construir de raiz uma tinturaria em Avidos, onde já tinha adquirido um terreno.

“A ideia é dar um maior valor acrescentado ao nosso produto. Faço a malha, acabo a malha. Ao mesmo tempo termos tinturaria e acabamentos facilita o objetivo de aumentarmos o peso das exportações directas. Assim não dependemos de outros para cumprir os prazos e não corremos o risco de  ficar de mal com os os clientes”, explica Afonso Barbosa (na foto), 48 anos, sócio gerente da Familitex.

Os oito milhões de investimento compreendem à compra da Luís Simões, bem como a sua reestruturação e reequipamento – que contempla a aquisição de máquinas para o liocel, uma secadeira nova, máquinas de doseamento para produtos auxiliares (como amaciadores), novos jets para amostras, a remodelação do laboratório, etc.

“O nosso foco é na qualidade e serviço, não na quantidade. Estamos a reduzir a capacidade de 25 toneladas para 12 a 15 toneladas/dia. A estratégia é apostarmos em quantidades mais pequenas e qualidade muito boa para conquistar outro tipo de clientes, que nos proporcionem maiores margens”, resume Afonso Barbosa, que fundou a empresa há 20 anos em parceria com o seu primo José Manuel Mota – daí o nome Familitex.

A Familitex Tecelagem controla cerca de 70% da Familitex Tinturaria (designação que ainda não é definitiva,  estando em cima da mesa a hipótese de ser alterada), sendo que os restantes 30% são detidos por Hermínio Pereira, especialista em tinturaria a acabamento que trabalha na Pocargil.

Com centro de gravidade em Tamel, Barcelos, e especialista em tricotagem (produz nos seus 98 teares todo o tipo de malhas circulares) a Familitex Tecelagem emprega 90 trabalhadores e deverá fechar o ano com um volume de negócios de 24 milhões de euros, dos quais aproximadamente 30% de exportação direta.

Partilhar