18 Maio 20
Indústria

T

Famalicão tem 47 empresas a produzir materiais de saúde

A iniciativa é do programa Famalicão Made In, que coligiu num quadro todas as empresa do concelho que mobilizaram a sua capacidade produtiva no apoio à comunidade de saúde no combate à Covid-19. Ao todo 47 empresas que produzem todo o tipo de produtos, das máscaras, às luvas ou às caixas de intubação e extubação para hospitais e equipamentos tecnológicos.

Um levantamento, alinhado por ordem alfabética, com a indicação do tipo de produtos que é fabricado por cada uma das empresas e o respectivo contacto. Maioritariamente do sector têxtil, mas também de outras áreas e assegurando necessidades em campo tão diversos que vão das máscaras e fatos de protecção, aos tecidos, malhas ou equipamentos em polietileno.

Também os necessários “nosebridge” para as máscaras, dispensadores automáticos de desinfectante e sistema de medição de temperatura corporal, controlo de acessos e reconhecimento facial, até às caixas de intubação e extubação para hospitais, camisas de dormir; pijamas ou roupões para os doentes.

“Face à escassez no mercado nacional de equipamentos de proteção individual e dispositivos médicos essenciais para os profissionais de saúde, e considerando a mobilização do tecido empresarial nacional para colaborar no esforço conjunto de combate ao novo coronavírus, a Câmara de Famalicão está a colaborar com as autoridades de saúde na identificação de empresas capacitadas para a produção desses equipamentos e materiais de saúde”, refere a nota do Famalicãso Made In.
A lista disponibiliza, assim, “um levantamento de artigos de saúde certificados, produzidos por empresas famalicenses”, ressalvando tratar-se de informação está em permanente actualização.

Baseado em três eixos principais – INcubar, INvestir e INcentivar, o programa Famalicão Made In aposta em promover um contexto municipal facilitador da iniciativa empresarial e ao mesmo tempo exponenciar a performance económica do concelho. Valorizar e promover a genética empreendedora, captar novos investimentos e auxiliar empresários e empreendedores no desenvolvimento de projetos empresariais são os principais desígnios.

Partilhar