17 maio 23
Sustentabilidade

Bebiana Rocha

Fafedry torna mais sustentável o processo de ‘fade out’

A Fafedry deu por concluído mais um projeto de I&D que visa obter processos de tinturaria e acabamento mais sustentáveis – concretamente o processo de fade out, que dá a perceção de produto usado e é cada vez mais procurado. É um processo químico ao qual a empresa retirou perigosidade ambiental.

“Tecnicamente, o processo tradicional de ‘fade out’ consiste em utilizar um produto químico, permanganato de potássio ou seus substitutos, com o auxílio de perite ou pedra de pequeno diâmetro para dar o tal efeito de desgaste”, explica a empresa ao T Jornal.

“O uso de permanganato engloba vários perigos para o meio ambiente. Para além da utilização deste produto é também necessário um processo de neutralização com a utilização de meta bissulfito de sódio, igualmente prejudicial para o ambiente”, continua.

Do projeto ‘Old Fake Dye’ resultou, segundo a empresa, uma solução que elimina totalmente o uso do permanganato de potássio e meta bissulfito de sódio, que “reduz em 20% o consumo e descarga de água residual, em 30% o consumo de eletricidade e em 5% a possibilidade de defeito”.

Partilhar