26 setembro 23
Sustentabilidade

Bebiana Rocha

Fafedry leva inovação nos tingimentos até ao reino animal

A Fafedry, empresa de tinturaria e acabamentos têxteis com sede em Fafe, acaba de lançar um novo catálogo de cores naturais e minerais para responder à procura crescente dos clientes por tingimentos de tecidos e malhas mais ecológicos. Entre as amostras está uma opção feita a partir de insetos, a que chama ‘Goma-lacca’, um corante originado pelo inseto Karria Lacca.

“Este inseto é ‘cultivado’ em árvores, principalmente nas áreas de Chattisgarh. O resíduo Shellac é utilizado para extrair o corante solúvel de Lac para a indústria têxtil”, apresenta em comunicado. Os resultados são cores vermelhas e violeta e tem a vantagem de possuir propriedades antimicrobianas.

Do catálogo fazem também parte opções como: casca de romã (da qual derivam cores como amarelo, cáqui e cinza), ruiva dos tintureiros, folhas de amoreira (usadas para tingir lã, seda e algodão), calêndula e outras opções naturais ou minerais. “É uma coleção singela de tonalidades suaves, terrosas, mas igualmente ricas e abrangentes, todas derivadas de fontes naturais e minerais”, diz Rui Pedro Freitas, do departamento de sustentabilidade.

Por fim, referir a possibilidade de optar também por corantes cerâmicos, que têm a vantagem de poderem “ser aplicados em temperaturas mais baixas, o que economiza energia”, contribuindo dessa forma para o meio ambiente.

Partilhar