02 Setembro 21
Feiras

Cláudia Azevedo Lopes

Expositores Lusos dizem missão cumprida em Munique

A poucas horas do fecho de portas de mais uma edição da Munich Fabric Start, o sentimento dos expositores portugueses é de missão cumprida, numa feira que superou as expectativas e deixou a comitiva nacional com boas perspetivas. Não só em relação à evolução dos negócios, mas também com esperanças elevadas para as feiras que se vão realizar num futuro próximo. A dinâmica está de volta.

Afastada das feiras físicas há mais de um ano, a Troficolor rapidamente se viu surpreendida com uma boa afluência de clientes, principalmente clientes novos. “Não sabíamos o que íamos encontrar mas o rescaldo é bastante positivo. Recebemos alguns dos nossos clientes habituais, que já não víamos há algum tempo e que nos quiseram visitar, mas a surpresa foram os clientes novos, principalmente do mercado alemão e austríaco”, conta a Export Sales Manager, Sofia Azevedo.

Na MOC Munique, a especialista em Denim apresentou a sua coleção para o Outono-Inverno 22/23, marcada pela forte aposta nas fibras recicladas e no algodão BCI, uma oferta sustentável que em muito agrada aos clientes do norte da europa que se encontram em maioria no certame.

Satisfação é também o sentimento dos representantes da Trimalhas, Carlos Cardoso e Carolina Pinto, respetivamente das áreas de design e departamento comercial. E apontam a presença da empresa no fórum de tecidos From Portugal como uma das principais razões para a boa afluência de clientes no stand da empresa.

“Temos recebido muitos clientes, e ainda por cima são bons clientes. Alguns já habituais mas também novos, e pensámos que isso se deve ao facto de a Trimalhas ter amostras presentes no Fórum de Tecidos From Portugal. Isso deu-nos visibilidade e chamou os clientes até nós”, explicam, avançando que “esta é a primeira que fazemos desde que a pandemia começou”. A coleção Gallery, de AW 22/23 deu chamariz ao stand da empresa.

Para Elsa Parente, CEO da RDD, o importante não é a quantidade mas sim a qualidade dos clientes, e nesse sentido, a presença em Munique está a ser mais do que positiva. “São sobretudo clientes antigos, que já sabemos que são bons porque já trabalhamos com eles há algum tempo, mas também clientes recentes, o resultado de contactos por vídeo-chamada e meetings digitais realizados durante a pandemia e que agora nos vêm visitar e ver de perto a nossa nova coleção AW 22/23, marcada pelas fibras de nova geração e pelas fibras naturais com reduzido impacto ambiental”, explica.

Já para a Magma Têxtil, a Munich Fabric Start é sinónimo de contactos, muitos deles possíveis graças ao forte investimento no marketing digital, nomeadamente na criação de um novo site, num showroom digital e numa presença reforçada nas redes sociais. “Recebemos maioritariamente clientes já agendados, clientes com quem fomos alimentando as relações durante o tempo de pandemia”, explica Tiago Castro, manager para o mercado internacional e marketing da empresa que, apesar das circunstâncias, viu a sua faturação crescer em 2020.

“No início alguns clientes estagnaram à espera de ver no que tudo isto ia dar, mas passado algum tempo, e com o crescimento que se estava a registar nas vendas online, continuaram a trabalhar e nós também. Foram muitas re-orders desses clientes, que reduziram o número de fornecedores, optaram pela proximidade e por com quem tinham uma boa relação, e encomendaram-nos mais a nós”, revela o representante da marca.

Nesta importante feira de Munique, o From Portugal esteve representando pelas empresas Fitecom, J. Areal, Magma Têxtil, Modelmalhas, OTS Otojal Group, RDD Textiles, SanMartin, TMG – MGLab, Trimalhas e Troficolor, na área de tecidos, às quais se juntam Marjocri, SM Senra, TMR Fashion Clothing, Top Trends, Tricothius e Vandoma, na Munich Sourcing. A força do fabrico português impôs-se ainda com a presença dos stands das empresas Paulo de Oliveira, Riopele, Somelos, Sourcetextile e Tessimax.

A participação das empresas PME portuguesas na Munich Fabric Start é uma iniciativa da Selectiva Moda e da ATP – Associação Têxtil e Vestuário de Portugal, que visa promover a internacionalização das empresas portuguesas da área da Moda. O projeto From Portugal é co-financiado pelo Portugal 2020, no âmbito do Compete 2020, através do Fundo Europeu de Desenvolvimento Regional.

Estiveram  ainda presentes no Portugal Sourcing outras empresas apoiadas pelo Cenit/ANIVEC: Calvelex, Juvema, Lagrofa, Marfel, Outfit 21, Tetribérica.

Partilhar