04 Agosto 20
Estratégia

T

Europa reforça laços com África

A Comissão Europeia apresentou um novo plano de relacionamento económico com a África, no qual propõe uma grande aliança focada na transição verde dos dois continentes e numa aliança que promova as duas partes do ponto de vista ambiental, social e financeiro.

O documento, apresentado pelo Alto Representante da União Europeia para a Política Externa, o espanhol Josep Borrell, e pelo chefe da Comissão Internacional, Jutta Urpilainen, concentra-se em cinco aspectos principais para fortalecer o relacionamento com a África: mudança climática; transformação, crescimento e emprego digital e sustentável; paz e governação; e migração e mobilidade.

A proposta prioriza o envolvimento do continente africano na agenda verde da Europa e propõe maximizar os benefícios da transição para a sustentabilidade e minimizar as ameaças ambientais em conformidade com o Acordo de Paris, além de promover investimentos sustentáveis.

O aumento da exposição do continente africano às novas tecnologias, o aumento do uso de mecanismos financeiros que promovem a integração regional e continental, a atração de investimentos para África e o apoio à adoção de políticas que melhoram o clima de negócios, são outros dos aspetos que o plano pretende contemplar.

Ao comentar o plano, a presidente da Comissão Europeia, Ursula von der Leyen, disse que a África é “vizinha” da União Europeia e que “juntos podemos construir um futuro mais próspero, pacífico e sustentável para todos”.

A proposta apresentada pela Comissão Europeia servirá de roteiro na cúpula entre a União Europeia e a União Africana, que terá lugar em outubro deste ano.

Partilhar