07 março 23
Moda

Ana Rodrigues

Ethical Legend em voo picado sobre Miami e a Califórnia

Com a sustentabilidade como foco central desde o seu surgimento, a Ethical Legend decidiu alterar em 2023 a sua abordagem aos mercados e optou por funcionar apenas em sistema pre-order – uma prática já seguida por inúmeras empresas. Foi assim que chegou ao Brasil e é a partir daí que quer chegar mais longe: a alguns lugares icónicos dos Estados Unidos, como Miami e a Califórnia.

A estratégia de abordagem é simples: “é desenvolvido um protótipo que é exibido através de um catálogo digital partilhado com os clientes e, assim, deixamos de produzir tecido morto”, revela ao T Jornal, Maria Girão, fundadora da Ethical Legend. Exemplo disso foi o lançamento da coleção ‘Hotel California’ que “apenas teve uma pequena amostra que foi enviada para o Rio de Janeiro e para as lojas em Portugal”, contou a fundadora. A coleção que foi realizada em parceria com a agência de comunicação Sunshine (do Rio de Janeiro) e que permitiu a internacionalização da marca para o Brasil “reforça a mensagem sustentável e apenas se encontra disponível por pre-order”, salienta.

Com a chegada ao Rio de Janeiro foi também potenciado o voo até aos Estados Unidos, nomeadamente para as zonas de Miami e Califórnia. “Daí o nome da nova coleção ‘Hotel California’. Estamos já a conversar com intervenientes do mercado americano, a fim de levar a nossa marca até lá, pois nessas zonas o lenço também funciona todo o ano”, explica.

A coleção é constituída pelo produto-estrela da marca: os lenços desenvolvidos através de garrafas recicladas que foram encontradas nos oceanos. As garrafas são transformadas em fio de cetim que, após o processo de tecelagem, se transformam em cetim reciclado. Para a criação de um lenço de tamanho standard 90×90 são necessárias em média 10 a 15 garrafas de plástico.

A nova coleção inclui mensagens de sensibilização na luta contra o plástico nos Oceanos e a proteção da vida marinha – ‘Plastic Killer’, ‘Sun Power’, ‘Earth Saver’ e ‘Let The Ocean Breath’ – e é inspirada em ambientes tropicais, apresentando elementos como palmeiras, sol, pranchas de surf e paisagens de natureza selvagem.

A Ethical Legend pretende “exportar sobretudo para zonas costeiras. A nossa marca está muito aliada à prática desportiva no oceano, pois são os primeiros a contactar com a realidade que nos ajuda a produzir”, conta a fundadora. Além de Portugal, onde está disponível em e-commerce e em algumas lojas físicas, está também presente em Espanha e na Costa Rica – “um mercado estratégico onde a marca funciona muito bem, porque está muito ligado à proteção da natureza e dos animais”. “Fizemos lá algumas feiras e foi lá que conseguimos compreender que os clientes americanos gostam dos nossos produtos”, contou Maria Girão.

A Ethical Legend surgiu há dois anos no Porto e, para além dos lenços, produz outras peças de roupas através de restos de deadstock, sobretudo em algodão que é comprado em Barcelos e em Braga. Com produção e desenvolvimento made in Portugal, Maria Girão pretende continuar a crescer de forma sustentável.

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