20 outubro 2022
Têxteis Técnicos

T

Endutex mostra as últimas novidades em Las Vegas

Especialista em revestimentos têxteis e uma das maiores produtoras mundiais de têxteis técnicos, a Endutex mostra por estes dias as sus últimas novidades em em Las Vegas. Em grande destaque a tecnologia Biotex com três tipos de materiais. É no salão Printing United, conhecido como o evento de impressão mais dinâmico e abrangente do mundo, que a têxtil apresenta desde 19 de outubro as suas mais recentes novidades focadas no vestuário de proteção e no sector automóvel, assentes numa forte componente de inovação.

Entre as várias propostas em têxteis técnicos revestidos, a Endutex leva até ao mercado americano a sua tecnologia Biotex, que apresenta em três tipos de material: o Biotex 250 (Banner Têxtil de Base Bio), livre de PVC e produzido com fio PES reciclado, compatível com tintas látex e UV e que pode atingir 5m de largura; o Biotex 300 GW (Banner Têxtil Biobaseado com verso cinza), opaco, também até 5m de largura, cujo revestimento foi obtido a partir de recursos não petroquímicos/fósseis; e o Biotex Floor (revestimento de piso de PVC bioatribuído), antiderrapante, produzido com fio PES reciclado e com revestimento obtido a partir de recursos não petroquímicos/fósseis.

No salão que decorre até esta sexta-feira a Endutex apresenta ainda outras das suas avançadas tecnologias. A par da Panda (Malha Têxtil com Costas Pretas), com transferência e sublimação direta de tinta e resistente a vincos, também a Terra Billboard (banner externo sem PVC soldável) e a Polymesh 55 Plus (malha sem PVC soldável) de alta frequência, soldável a ar quente e 100% reciclável. Também no sector de couro artificial o mercado americano toma contacto com a tecnologia Napaprint, ideal para sofás e puffs, compatível com tintas látex e UV, muito macio e com grande elasticidade.

Criada em 1970, a Endutex é atualmente um exemplo de verticalidade, desde a produção do suporte têxtil (tricotagem e tecelagem), ao seu acabamento e revestimento. Com base em Vilarinho, Santo Tirso, tem produção em Portugal e no Brasil e presença direta na Alemanha, Polónia, Chéquia e Espanha, exportando acima de 85% da sua produção, que corresponde a um volume de negócios anual acima dos 100 milhões de euros.

Partilhar