03 janeiro 23
Indústria

Bebiana Rocha

Mango apoia-se na produção têxtil portuguesa

São 67 as empresas portuguesas que fornecem a gigante espanhola Mango. A lista inclui pesos pesados do made in Portugal como TMG Textiles, Endutex, Louropel, JF Almeida, Fitexar, Filasa, Gulbena, Trimalhas, Vilartex, Mundifios, Somelos, António Salgado, Otojal e Polopique.

Uma lista que vem confirmar o peso crescente da produção portuguesa na oferta da gigante da moda, reforçando ao mesmo tempo o papel cada vez mais central da nossa ITV como hipótese de nearshoring na fileira têxtil.

Consequência da política de crescente proximidade da produção, a Mango tem vindo desde 2021 a reforçar a sua cadeia de fornecedores em Portugal. Dos 19 fabricantes que tinha no nosso país em 2019, passou este ano para os 67 que a marca agora refere.

A divulgação dos fornecedores vem no âmbito do compromisso assumido pela marca com a transparência e a sustentabilidade. A Mango começou a divulgar a lista das fábricas da sua cadeia global de abastecimento, iniciativa que foi anunciada como sendo a primeira de uma grande empresa do sector da moda.

Ao todo a Mango contabiliza 2.400 fábricas em todo o mundo, cerca de 50% das quais são de mercados de proximidade.

Partilhar