29 Março 21
Feiras internacionais

Mariana D'Orey

Tendências da Première Vision destacam empresas portuguesas

As portuguesas TMG, NGS Malhas, Familitex e Matias Araújo são o contingente nacional das empresas com produtos selecionados para figurarem na restrita lista de tendências SS22 elaborada pela reputada Première Vision. De acordo com a equipa da feira internacional, o linho será o convidado de honra das próximas coleções – pretendendo assim os seus responsáveis colocar em evidência o caráter sustentável da sua produção natural.

O recurso ao linho não é novo e tem invadido gradualmente as colecções nos últimos anos, mas de acordo com a organização da feira internacional de Paris, esta será a fibra que estará “no coração das coleções SS22”. Os motivos para o seu destaque, explica a organização da feira, são muitos já que para além da diversidade de usos e desempenhos técnicos, “o cultivo de linho requer apenas água da chuva (garantida em 99,9% na Europa de acordo com a Confederação Europeia do Linho e do Cânhamo, CELC), muito pouco fertilizante e pesticidas – tendo em mente que 80% do linho é cultivado na Europa”.

Referência internacional na produção sustentável, Portugal volta a assumir lugar de destaque na restrita lista de produtos selecionados pela Premiere Vision para a SS22. Com duas referências, nas rubricas denim spirit e knits, a TMG é uma das empresas mais vezes nomeada nesta pequena amostra proposta pela feira parisiense.

De acordo com o comunicado da feira, o produto da TMG protagonista da rubrica denim spirit apresenta um “look que evoca um espírito artesanal japonês e uma solidez assertiva e confortável”. Já no que diz respeito à rubrica knits (malhas), ao produto da empresa de Vila Nova de Famalicão juntam-se ainda artigos das portuguesas NGS Malhas, Familitex e Matias Araújo.

Portugal assume mesmo a liderança nesta rubrica, onde é referido “um elevado índice de conforto, comprovado em testes”, já que das sete malhas selecionadas, quatro pertencem a empresas lusas. Esta restrita lista da Première Vision, que dá ao linho, puro ou incorporado noutras fibras, lugar de destaque nas coleções SS22 destaca ainda as propostas mundiais apresentadas para camisaria, tailoring e roupa feminina. Para consultar a lista completa clique aqui.

Partilhar