06 outubro 22
Design

T

EMP apresentou em livro resultados do projeto VEST

A Escola de Moda do Porto (EMP) apresentou esta manhã o livro de resultados do VEST, um projeto colaborativo entre seis países europeus que teve como objetivo o estudo, disseminação e reforço do vestuário tradicional europeu nos séculos XVIII e XIX como património cultural de cada um dos países envolvidos.

No projeto VEST, que teve início em novembro de 2019, foram estudadas as vestimentas tradicionais masculinas, femininas, os materiais utilizados e o contexto sociocultural da época em todos os países envolvidos. Foi ainda feito um estudo comparativo destacando as semelhanças e diferenças entre as vestes utilizadas nos diferentes países parceiros.

O culminar deste projeto resultou na publicação do livro, onde estão reunidos os moldes, estudo comparativo do vestuário tradicional europeu e do contexto sociocultural dos países envolvidos: Portugal (Escola de Moda do Porto), Espanha (CIFP Las Indias), França (Lycée Professionnel Thomas Pesquet), Itália (Liceo Artistico P.Petrocchi Pistoia), Estónia (Pärnumaa Kutsehariduskeskus) e Eslovénia (Strokovni Izobrazevalni Center Ljubljana).

Pretende-se que, com este manual, qualquer aluno ou profissional do sector têxtil seja capaz de produzir vestimentas tradicionais e ampliar os seus conhecimentos históricos, sociais, culturais e dos materiais utilizados no passado, refere a escola em comunicado.

Partilhar