19 maio 21
Upcycling

T

MyCloma lança coleção com Escola de Moda do Porto

A MyCloma, plataforma online de venda de roupa em segunda mão, lançou uma coleção upcycling em parceria com a Escola de Moda do Porto (EMP). No seguimento da sua estratégia de responsabilidade social, o valor total da venda das peças será doado ao Grupo de Ação Social do Porto (GASPORTO).

Este projeto de upcycling, parceria que surgiu da estratégia da EMP em promover um contacto direto entre os seus formandos e as empresas, teve como objetivo o combate ao desperdício têxtil.

Para Ana Monteiro, co-fundadora da plataforma, “na MyCloma recebemos diariamente inúmeras peças de roupa que não podem ser vendidas pelo seu estado de degradação. Lançamos então o desafio aos alunos da EMP para, a partir destes tecidos que iriam para o lixo, criarem peças de roupa novas e aptas para serem vendidas”.

Nasceu assim a coleção de upcycling criada pelos jovens alunos que, do material recebido, confecionaram peças únicas e exclusivas, resultando num trabalho personalizado de autor.

Para Matilde Rocha, diretora da EMP, “esta parceria foi uma mais-valia, não só pelo desafio da criação de peças únicas a partir de peças usadas e no final de vida, mas também pela consciência social e ambiental que ele despoletou nos nossos alunos, sensibilizando-os a olhar de uma maneira diferente para a segunda indústria mais poluente do mundo, que é a do vestuário.”

Todas as peças podem ser encontradas aqui.

Partilhar